sexta-feira, agosto 27, 2010

...um dia bom

após 8 dias de regresso ao trabalho, tive um dia bom. e porquê? porque fui fazer aquilo de que gosto mais, visitar instituições. desta vez, alentejo profundo, a cereja no topo do meu bolo de concelhos a visitar. e ao 8.º dia passaram-me as febres e o mal-estar, a corzinha amarelada, a cabeça azoada. penso que a síndrome se foi. importa realçar que daqui a uma semana, precisamente, estarei novamente de férias. não quero sequer pensar no regresso. mas trarei novo remédio para a apatia, de certeza, ouvi dizer que observar baleias pode ajudar. bom, ontem, a meio da coisa, aparece-me a Maria Rosa à frente: olhar tímido e choroso, olhou-me com a cabeça inclinida para o chão e sorriu muito no meio das lágrimas que limpava à pressa. não percebi nada, no imediato aquilo pareceu-me uma cena surreal: "empurraram" a Rosinha para dentro da sala, para falar comigo, para eu lhe dizer que o Isidro lhe mandara beijos e bilhetes para a tourada! what?! quando a Rosinha circundou a secretária e se aproximou muito de mim, percebi. levei 3 abraços enormes e fofitos, pá, festinhas nas mãos e um piropo "tem uns olhos muito bonitos.." (não tenho) e olhou-me muito com um sorriso aberto e lindo, ó diacho, fiquei derretida. deixei-a abraçar-me num aperto suave e meigo e agarrei-lhe nas mãos para lhe elogiar o verniz. e depois os olhos, os dela sim, lindos. é que a Rosinha estava vestida como as funcionárias porque gosta de ajudar lá no Lar, e eu baralhei-me com o primeiro abraço. a Rosinha é esquizofrénica e vive ali há 10 anos. tem 46. foi maltratada a vida toda até ir para ali. tem um namorado imaginário, o Isidro e adora touradas! eu vim trazer bilhetes para a tourada. ela chorava porque não sabia quem eu era e teve medo quando passara por mim no páteo. tiveram de a mandar vir falar comigo para eu a acalmar. e acalmei. e ela a mim. obrigada Rosinha. penso que recuperei da síndrome.

2 comentários:

R disse...

Comovente.

Joana Gancho disse...

arrepiei-me.....
um beijo enorme*